WIRE-O OU ESPIRAL? OS DOIS ESTÃO CORRETOS!

COM O PASSAR DOS ANOS, NOS DAMOS CONTA DE QUANTOS CADERNOS E AGENDAS FIZERAM PARTE DAS NOSSAS VIDAS. VOCÊ JÁ PAROU PRA PENSAR NISSO?

Podemos perceber também que cada um tinha características específicas e era encadernado de uma maneira diferente, não é mesmo? Há vários tipos: canoa, grampo, lombada e muitas outras maneiras. Mas, pode perceber, os mais queridinhos sempre foram os cadernos encadernados em espiral ou wire-o.

Então hoje nós vamos falar sobre estes dois termos usados para produtos semelhantes, afinal, sempre surge a dúvida de qual é correto: wire-o ou espiral?

Primeiro, é importante você saber que as duas maneiras de encadernação estão corretas e que os nomes são diferentes porque possuem algumas características diferentes, mesmo sendo tão parecidos aos olhos comuns.

ESPIRAL

É uma das encadernações mais populares.

  • 1. Características técnicas: na técnica de encadernação, são feitos furos mecânicos, tanto nas folhas, como nas capas. Logo após os furos, é passado em cada buraco um espiral, geralmente feito de plástico. Por ser um material com o custo mais barato é utilizado quase sempre em apostilas e materiais didáticos. Essa encadernação geralmente suporta uma grande quantidade de folhas (gramatura fina) e sua capa pode ser dura ou flexível.
  • 2. Vantagens do uso: este produto quase sempre é escolhido pela facilidade de manuseio e também pela economia notória.

WIRE-O

Trata-se também de uma encadernação em espiral, porém, com diferenças que proporcionam mais qualidade ao produto.

  • 1. Características técnicas: o processo técnico é basicamente o mesmo da encadernação em espiral tradicional, mas o anel usado para passar nos buracos (que são quadrados) é duplo. O seu material é metálico, mais robusto e sofisticado. Por ser uma encadernação diferenciada, quase sempre é usada em cadernos personalizados, agendas, portfólios e calendários. Isso porque é possível utilizar papéis de gramaturas diferentes.
  • 2. Vantagens do uso: essa encadernação busca valorizar o visual, acabamento e também a resistência. Por ter um resultado mais sofisticado e moderno, é o preferido de designers para a produção de portfólios e também muito utilizado pelas empresas para catálogos.

Como falamos anteriormente, esse tipo de encadernação é muito usado nas impressões gráficas. Seja em espiral ou wire-o, o importante é que agora sabemos as diferenças entre cada um e também o mais indicado para cada tipo de impressão. Legal, né?

Esperamos que este artigo tenha ajudado você na hora da escolha do seu próximo caderno e companheiro de trabalho! A vida também é escrita neles! Aproveite!

Se você quer saber mais sobre as curiosidades e peculiaridades no mundo gráfico, leia mais: https://www.redoma.com.br/blog/com-home-office-em-alta-material-de-papelaria-e-fundamental

Deixe um comentário