Loucos por papelaria sobrevivem à tecnologia

Apesar das mudanças que os avanços tecnológicos trouxeram em todas as áreas, ainda há muita gente louca por artigos de papelaria. Aqueles que não podem ver uma novidade, que já querem adquirir. Mas não é pra menos: além de serem cada vez mais bonitos, feitos com materiais melhores, os produtos de papelaria hoje são mais planejados e pensados. Existem profissionais por trás da elaboração de cada tipo de bloquinho, post-it, agenda ou planner. A ideia básica de precisar de ajuda para se organizar é que atrai a maioria das pessoas, mas há muitos outros motivos e paixões que envolvem essa relação.

A papelaria sempre teve – e ainda tem – adeptos apaixonados. Tudo começou com as intermináveis listas escolares, colecionadores de papéis de carta, cartões de natal, envio de cartas à mão e outras variáveis do mundo encantado dos papéis.

Ainda hoje, entre as principais sugestões de presentes estão os livros, as agendas, os álbuns de fotos, como scrapbooks, e lindos suportes para papéis de anotação para escritórios.

A verdade é que as pessoas amam tecnologia, mas não deixam de lado suas agendas, cadernos coloridos com linhas, blocos com folhas em branco e planners, inclusive na hora de presentear. Elas ainda são atraídas pela variedade de papéis coloridos, canetinhas para anotações e até lápis de cor avulsos. Além dos cadernos de vários tamanhos, do estojo, da nécessaire, do tag de viagem, há bloquinhos com miolo clássico, pautado. O quadriculado, o pontado. E a aposta do mercado é de que o digital jamais irá destruir o papel. E com base em quê é esta premissa? Porque as agendas e planners são cada vez mais vendidos.

Assim como o livro ainda não foi totalmente substituído pelo Kindle, as papelarias tiveram que se adequar, mas ainda mantém um público fiel. Há quem viva em busca de produtos mais significativos, como agendas personalizadas e os atrativos cadernos, de vários tamanhos e detalhes, em cores básicas e cítricas. Há quem os colecione e guarde as lindas agendas de cães ou outros temas dos anos anteriores, por sua beleza.

Não é incomum, por exemplo, nas reuniões corporativas, as pessoas levarem seus laptops e celulares, mas fazerem algumas anotações em cadernos, agendas ou blocos de notas. Mesmo existindo os blocos de notas digitais. Muitos colocam alarmes em suas agendas eletrônicas, mas, “para garantir”, mantém os compromissos mais importantes na agenda de bolso, de bolsa ou mesa. Vai que a bateria acaba ou mesmo é preciso atender ao telefone, dirigir e checar a agenda ao mesmo tempo, não é mesmo? Há até aquelas pessoas que mantém o bloquinho no carro para momentos de lembranças cruciais. Mas, porquê?

Porque, além do quesito organização, este é um hábito confortável, que funciona e é usado por tantos anos que as pessoas se sentem seguras mantendo um papel por perto. Ele é também decorativo, por isso as empresas abusam das cores fortes, com estampas temáticas e geométricas.

Aqui relembramos os queridos artigos de papelaria porque sabemos o bem que eles podem trazer para a vida da gente, incluindo as crianças na idade escolar, para que elas não percam a referência de um mundo não digital.

Deixe um comentário