Coleção
2019

Aposte numa nova agenda para planejar o novo semestre

Gostou? compartilhe!

Aposte numa nova agenda para planejar o novo semestre

Após as férias escolares, considerado o segundo período mais esperado do ano para muitas essoas, especialmente por aqueles que estudam e dão aulas, como os universitários, ou mesmo os que possuem filhos na idade escolar, um novo período começa. Após este momento de "break", para descanso ou viagem com a família, vem o novo semestre do ano e é preciso cuidado para não se atropelar em atividades, sem planejamento.

Enquanto em julho o objetivo foi desacelerar e repaginar, já que a ideia remete à atualização, agosto nos dá a chance de reajustar e fazer novamente. E isso envolve planejamento, ou replanejamento do que foi feito em janeiro. Nele, é possível incluir algumas práticas que não foram possíveis no primeiro semestre do ano. Aí entra também o momento de escolher a melhor agenda ou planner, que irá acompanhar você no semestre e ajudar a controlar metas, prazos e o cumprimento das atividades profissionais, pessoais e escolares.

Nada como uma agenda com espaços organizados, blocos de anotações e calendários semanais e mensais novinhos para começar um ciclo novo. Talvez aquela agenda escolhida anteriormente já não atenda mais aos novos planos. E quem quer viver no passado?

Fazer anotações auxilia na lembrança das tarefas do dia a dia e até na produtividade de tempo, porque é possível ter uma visão mais global da semana e mês, para encaixar ou não novas atividades. Por isso, escolas, empresas, academias e clínicas possuem agendas como ferramenta para o controle dos seus negócios.

Você também cumpre multitarefas e merece essa ajuda, certo? Então, antes de escolher a sua melhor agenda-amiga, pense em como irá usá-la. Isso pode facilitar na sua organização.

Veja 6 dicas para começar bem o semestre com sua agenda e planejador:

1. Reveja metas e trace novas: o começo do segundo semestre é o momento ideal para rever e construir novas metas. Aproveite para estabelecer algumas metas semanais e mensais. Elas podem incluir conquistas diárias e anotar essas ações, como as relacionadas à alimentação, atividade física e até consumo de água, pode ajudar na prática.

2. Retome ou inicie uma rotina de estudos: assuma um compromisso diário e semanal com seus estudos. Leitura nunca é demais e anotar livros para leituras futuras, dividindo-as em temas é um bom hábito. Estudar outra língua ou iniciar um curso, mesmo que online, ajuda muito na manutenção da saúde mental, já que, comprovadamente, a mente funciona melhor e por mais
tempo quando se aprende algo novo. Anotar manualmente as principais ideias aprendidas nesses cursos ajuda neste registro mental.

3. Programe-se: é importante que deixe espaço na semana para um tempo de convivência familiar, com atividades de lazer, cultura ou esporte. Relaxar corpo e mente contribui muito para o aprendizado.

4. Estabeleça prioridades: é necessário ter disciplina para reorganizar o tempo livre. Para dividir bem esse tempo, entre o lazer e as obrigações, é importante estabelecer prioridades, ou seja, pensar no que deve vir primeiro, na ordem do que importa para chegar aos seus objetivos e metas. Para vivero seu propósito de vida.

5. Faça anotações diárias: anote as principais tarefas do dia a dia, sempre levando em conta o tempo para cada ação e deixando uma margem de folga entre elas. Isso ajudará a entender que o dia jamais se estenderá e que imprevistos acontecem. Não se frustre, mas seja realista.

6. Motive-se: é válido anotar frases motivacionais na agenda diária ou comprar uma que as tenha. A visualização delas pode ajudar você a se manter otimista e viver com mais equilíbrio.



Gostou? compartilhe!