5 dicas para você se planejar e ficar craque no EAD

Em tempos de isolamento social, o ensino à distância (EAD) se tornou essencial para que o calendário escolar siga o mais normalmente possível, sem afetar ainda mais a vida dos estudantes de ensino fundamental, médio, faculdades ou especialização. Muitas empresas têm indicado cursos de especialização aos seus colaboradores e profissionais aproveitam cursos liberados gratuitamente neste período para se reciclarem, conciliando a agenda de trabalho com a de estudos.

Apesar do EAD já ser uma modalidade em crescimento há algum tempo no Brasil, centenas de pessoas se adaptam para atender ao desafio de organizar sua vida e sua rotina para que os estudos fluam normalmente. Para quem ainda está tentando se adaptar à rotina dos estudos em casa, as 5 dicas que criamos pode ajudar – e muito! Vamos lá?

1. Defina o seu local de estudo

Essa primeira dica já apareceu por aqui quando falamos sobre se organizar para o home office, então você já pode imaginar o quanto ela é importante na hora de manter uma rotina produtiva também nos estudos. Nada na vida se conquista sem que a organização faça parte do processo. Organizar significa pensar antes de fazer e definir algo que respeite seu ritmo, algo que funcione. 

Nos estudos, assim como no trabalho, você precisa organizar o espaço que definir para que tudo ocorra bem. Assim como uma agenda define seus horários, o jeito como você faz pode determinar a produtividade. Então escolha um local silencioso, que caiba os materiais que irá utilizar, que esteja tudo fácil e à mão, incluindo o copo de água, celular no silencioso. Um local bem iluminado e sem barulhos demais pode  ajudar muito o seu processo de adaptação nesse momento.

2. Determine e planeje seu tempo

A segunda dica primordial para o seu estudo à distância é determinar o tempo em que você passará assistindo às aulas. Normalmente, aqui no Brasil, a duração de uma aula costuma ser de 50 minutos, dependendo do curso que você faça. Você pode partir desse ponto e ir contando quantas aulas você conseguiria assistir diariamente. Pensando em como sua mente funciona e o quanto rende, com foco total para o que está fazendo. 

Por exemplo: para você assistir três aulas por dia, você precisará de 150 minutos, ou seja, 2 horas 30 minutos para concluir sua meta diária. Talvez possa fazer consecutivamente ou desmembrar em dois períodos. Anote as horas diárias que você gostaria de dedicar ao conhecimento e tente seguir exatamente o que você se propôs, para que não haja confusão de horários e afazeres. Claro que após um período de experiência e autoconhecimento, aquele planejamento pode ser refeito.

3. Estabeleça uma rotina

Adaptar tarefas que normalmente você realiza externamente para a sua rotina dentro de casa pode ser, à princípio, um desafio, mas nada que seja impossível de ser realizado. Estabelecer horários para cada tarefa é essencial para que tudo seja realizado adequadamente e agenda no papel e eletrônica vai te ajudar nisso. Não subestime o poder de uma agenda!

Vamos lá? você decidiu que o melhor horário para estudar é pela manhã? Então terá que estabelecer a sua rotina com um espaço determinado para os estudos dentro daquele período, que envolve o acordar e o almoço. Levantar, tomar café, talvez um banho, tirar o pijama, olhar os emails. Crie hábitos que possam despertar o seu cérebro para um novo dia de aprendizado. A rotina, não só de estudos, é fundamental para que você não abra brechas para a procrastinação entrar em cena e atrapalhar o andamento da sua programação. O resultado a ser colhido vai lhe gerar uma grande satisfação. Isso dá pra garantir.

4. Eleja prioridades

Se você é estudante de Administração de Empresas, por exemplo, você pode começar a sua rotina de estudos com as matérias que você mais tem afinidade (ou menos), conforme você se sabotar menos. Vamos supor que adore Antropologia ou Sociologia e queira deixar para o final da semana as que precisam de mais atenção. Ou vice-versa. O importante é que você escreva na sua agenda ou planner as suas intenções, sempre lembrando de respeitar um tempo real para que as tarefas sejam cumpridas, para que você não se perca e misture os dias ou deixe uma matéria perdida.

Se achar que não funcionou de um jeito, tente outro. Leia sobre e fale com outras pessoas como funciona para elas. Tem aplicativos para isso. Independentemente de qual seja a sua forma de definir as prioridades, é importante que você esteja confortável em adaptá-la caso sinta necessidade. Se, em um determinado momento você sinta que deva mudar os dias, as matérias ou os horários, saiba que quem faz as regras é vocês mesmo. Sinta-se livre para reorganizar sua agenda conforme as suas prioridades. Você é seu autogestor e deve explicações para você mesmo.

5. Fuja das distrações

Como atualmente estamos dentro de casa o dia inteiro, todas as nossas tarefas e lazeres se concentram nos mesmos locais. Assim como a maioria das pessoas com as quais falamos e convivemos. Mas lembre-se: você precisa fugir o máximo que puder das distrações no horário de estudos. 

Vai assistir uma aula pelo computador? Então se feche num local ou avise todos ao redor. Coloque um fone de ouvido. Caso não tenha necessidade, desligue seu celular ou desconecte a internet, deixe-o de lado durante um tempo. Músicas, conversas, séries e filmes podem esperar um pouquinho também. Quando a vontade de burlar os estudos aparecer, lembre-se que este é um sacrifício que você está fazendo em prol do seu futuro. Recompensas grandiosas virão!

Nós já demos outras algumas dicas anteriormente para você moldá-las da forma que for melhor para o seu planejamento. Caso não tenha lido, confira aqui as dicas para turbinar nos estudos:

Deixe um comentário