Dicas

4 dicas essenciais para fazer gestão de qualidade da sua equipe em home office

Nos últimos anos, diversas empresas têm colhido os resultados e sentido os benefícios de manter sua equipe – ou parte dela – em home office. Com o surgimento da pandemia causada pelo Covid-19, o trabalho remoto se fez ainda mais presente, mesmo para quem tinha certa resistência, devido as reais mudanças e adequações necessárias para a rotina e logística que envolvem a gestão. Para os gestores e colaboradores que não estavam acostumados com a equipe trabalhando em casa, isto se tornou um grande desafio.

Como conciliar o planejamento e objetivos, alinhar agendas, marcar reuniões, manter uma boa comunicação com os seus colaboradores? 

Calma, respira! Para você, gestor ou líder de equipe, nós separamos 4 dicas fundamentais para você fazer uma gestão de qualidade da sua equipe no home office. Quem sabe, ao invés de ser um período neste formato de trabalho, esta prática não lhe renda bons frutos e seja adotada para o futuro. Isso depende de todos. 

Confira quais são as medidas necessárias e como implementá-las:

1 – Incentive o uso de planners home office e materiais que auxiliem a organização

Já abordamos anteriormente que incentivar o uso de agendas e planners na organização diária é excelente para que não haja desorganização e perda de tempo nas tarefas. Uma vez que uma agenda ou planner está sempre à mão, fica mais fácil para o seu colaborador ver quais são suas obrigações do dia, conferir tudo e criar um hábito de planejamento, especialmente no caso de home office.

Uma grande vantagem do planner para home office é a personalização de acordo com a necessidade de quem for usá-lo. Nele, você pode fazer a separação por dias ou semanas, com espaços maiores para anotar toda e qualquer tarefa, além de escolher se quer que o planner caiba na bolsa ou se prefere deixá-lo disponível em cima da escrivaninha. No caso do home office total, um planner maior é mais indicado. A ideia é dar à sua equipe possibilidades de traçar metas e objetivos individuais.

Além disso, fazer uso de um planner home office pode ajudar a aliviar o estresse do trabalho.  Ao anotar separadamente cada uma das tarefas no planner, é possível ver de forma clara como seguir com a realização de cada uma delas, em quais horários e não perder uma reunião, nem deixar de almoçar. Ter horário para começar e terminar. Claro que alertas e outras ferramentas podem ser auxiliares. Descubra mais como um planner pode auxiliar a  sua equipe na organização.

2- Estabeleça todas as metas e rotinas de trabalho de forma clara

As reuniões de equipe podem não acontecer da mesma forma como quando feitas presencialmente, mas é importante que você não deixe de lado a comunicação com seus colaboradores e parceiros, principalmente quando quiser determinar metas de produtividade e vendas. Garanta que seja priorizado na agenda de cada um dos seus colaboradores uma conversa sobre a expectativa que você, gestor, tem em relação ao trabalho e resultados, tanto individuais quanto da equipe como um todo.

Assim, não haverá brecha para dúvidas e conflitos de comunicação entre você e seu pessoal. Mais uma vez, é importante que você se lembre de oferecer aos seus colaboradores formas de organização e estrutura para que cumprar com suas obrigações da mesma forma ou melhor do que antes. Para quem trabalha com metas, um planejamento que está sempre à vista, anotado com detalhes no planner expande e clareia as ideias. Ter as ferramentas necessárias para alcançar os objetivos sem grandes percalços é fundamental. 

Sabemos que toda novidade requer empenho e esforços extras, mas ouvir o que cada colaborador tem como objeções e também colocar como feedbacks positivos pode ajudar, e muito, no crescimento e sucesso da empresa no próximo semestre de 2020. Momento em que tudo pode ser “normalizado” de forma diferente do que era considerado normal. A sua empresa não pode deixar de atender, vender, nem paralisar todas as ações. Precisa é ser criativa e se adaptar e um posicionamento efetivo de um bom gestor é essencial.

3 – Garanta um bom contato e acesso direto com sua equipe

Por mais que cada um esteja em sua casa, sem contato com a equipe de forma física, é importante lembrá-los que eles podem manter contato com você, gestor ou líder direto. Dar feedbacks é fundamental para que seu pessoal não se sinta “abandonado”, sentimento que pode vir na ausência de respostas dos e-mails, não interação na conversa no grupo do Whatsapp ou pela falta de reuniões regulares para alinhar os projetos. 

Checar como está sendo o desempenho e expectativa de cada membro, por exemplo, é uma obrigação do líder. Mas, mais do que isso, é importante que você ofereça e coloque em prática um canal direto com cada colaborador. Isso quer dizer: se ele te ligar, atenda ou retorne. Bem como responda seus emails em 24 horas. 

Você pode criar políticas que estabeleça prazo de respostas nos canais internos, como chats e emails, e pedir para que sejam cumpridos. A exigência e cobrança deve ser acompanhada de motivos práticos para a melhoria do relacionamento e trabalho de todos. Lembre-se: manter sempre um canal fácil para uma boa comunicação pode ser crucial num dia ruim. Ainda mais por não conseguirem fazer isso da forma como estavam acostumados.

4 – Realce a importância de determinar um tempo para o lazer

Trabalhar no formato home office pode gerar um conflito entre os momentos de trabalho e lazer, principalmente quando não há opções de atividades fora de casa, como no caso do isolamento social. Por isso, é crucial que você lembre a sua equipe que, para garantir um bom resultado do trabalho e uma saúde mental plena, é imprescindível estabelecer intervalos e o momento de iniciar e encerrar o expediente. 

É ótimo que sejam produtivos e estejam bastante disponíveis para os clientes da empresa e colegas de equipe, mas se isso não tiver limite, pode sobrecarregar. No trabalho remoto é muito fácil se tornar um workaholic, já que você não precisa se deslocar até a empresa e quando vê, já anoiteceu. Combine com cada colaborador qual o melhor horário de trabalho e garanta que ele seja respeitado.

Evite também entrar em contato com eles fora desse horário, para que cada um tenha um tempo de lazer e descanso.

Gostou dessas dicas para uma gestão de qualidade da sua equipe? Se você quer estabelecer a organização dos seus colaboradores no home office com materiais, como o planner home office que mencionamos, entre em contato conosco e faça materiais personalizados para a sua equipe: https://www.redoma.com.br/produtos/planner

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