5 DICAS DE COMO ESCOLHER E MONTAR SEU PLANNER BLOG

Você está na onda de escrever para um blog? Então faça um “planner blog” ou “planner blogger” que combine com a sua rotina e anote tudo! Ao contrário do que a maioria pode pensar, escrever para um ou mais blog requer disciplina e a rotina pode se tornar muito apertada, especialmente se não houver planejamento.

Normalmente o jornalista ou outro profissional que cuida do blog, cuida também das redes sociais. Escrever postagens de artigos, tirar fotos e fazer vídeos sem ser feito de forma amadora precisa de organização. É preciso traçar pautas com temas, planejamento de datas para levantamento das informações e periodicidade das postagens. Portanto, ter um norte e respeitá-lo é essencial para manter tudo girando, do jeito que você e seu público espera.

Por isso a necessidade do uso de planners, começando pelo material físico, de mesa, agenda no papel, eletrônica e tudo o que puder virar apoio. Bloquinhos de anotações e lembretes também são muito bem vindos, afinal, as ideias surgem quando a gente menos imagina.

Quanto mais se posta, mais bem posicionados ficam os blogs e mídias sociais. E quem não quer se manter na primeira página das buscas do Google? Por isso, aqui vão 5 Dicas de como fazer um planner ideal para um blog, o chamado planner blogger ou planner blog:

1- Escolha o modelo digital:

Vale ter em mente qual modelo funcionaria melhor para você. Comece pensando em qual ferramenta digital vai usar (Evernote, Google calendar, Trello ou planilhas do Excel são alguns exemplos).

2- Escolha o formato impresso:

Ainda insubstituíveis, os planners impressos ajudam a visualizar melhor os principais compromissos e lembretes. Para escolher o tipo, comece pensando se prefere se organizar de forma mensal ou semanal.

3- Pesquise quais e onde comprar sua agenda ou planner blogger:

A Redoma possui diversos planners em sua linha e eles podem ser adquiridos facilmente nas grandes livrarias ou papelarias. Se você prefere um planner no papel pode optar por comprar uma agenda semanal ou um planner próprio para isso. Neles você consegue achar tudo o que precisa para organizar o seu dia a dia como blogueiro.

4- Planejamento constante:

Ter uma frequência de postagens é importante para manter o leitor motivado, por isso é adequado haver um planejamento o mais constante possível, de preferência semanal. O uso de horários para medir o tempo de cada tipo de atividade pode ajudar muito. Fazer o máximo de anotações sobre o que fez ou pretende fazer, ajuda a não ter que pensar em tudo na hora.

5- Customize seu planner:

Conheça seu estilo e entenda como fazer um planner voltado para você e suas necessidades.

Se for a primeira vez, analise tudo e coloque numa listinha:

  • Metas de seguidores e de visualizações no blog
  • Posts pagos e custos dos serviços
  • Ideias, roteiros, datas e locais das fotos e vídeos
  • E- mails de parcerias
  • Organização de senhas
  • Datas e conteúdos dos E-mails marketing
  • Ideias de postagens, palavras chave
  • Cronograma de divulgação, incluindo calendário de eventos e datas especiais
  • Análise (analytics) das mídias sociais semanais ou mensais
  • Referências inspiradoras e leituras obrigatórias
  • Séries e filmes para assistir e se inspirar

O importante mesmo é ser o mais previsível e organizado possível, encontrando uma forma que funcione para você e o conecte com o seu trabalho. Os planners e agendas existem para isso!

Deixe um comentário