4 RAZÕES PARA PRESENTEAR SEUS CLIENTES

Na nossa sociedade, o ato de presentear pode demonstrar atenção, gratidão, empatia, zelo, admiração e carinho pela pessoa que recebe o oferecimento. Dedicar a alguém parte do seu tempo ou um objeto ultrapassa a questão materialista, promovendo a gentileza, a solidariedade e as relações. Presentear é uma ação que fez parte da evolução humana, perdurou após diversas mudanças sociais e continua como forte tradição. 
Presenteamos companheiros, amigos e familiares com a intenção de que esse gesto represente afeto e, que isso traga felicidade a essas pessoas queridas. Outra intenção é que o presente faça com que sejamos lembrados. Chegamos a imaginar que a pessoa terá pensamento de gratidão ao enxergar o objeto ou utilizá-lo. Mas já se perguntou qual é o intuito quando o presenteado é um cliente? Por que é tão comum que as empresas distribuam brindes?

MARCAR PRESENÇA

Nenhuma razão é melhor do que marcar presença ao entregar um presente. Entre as estratégias de marketing das marcas, o hábito de entregar brindes personalizados é um dos mais eficazes para fidelizar o cliente, já que ele lembra da empresa sempre que utiliza o presente. Se você conhece o seu público e acerta com um produto de qualidade e muito utilizado no dia a dia dele, melhor ainda.

DATA IMPORTANTE

O presente pode marcar um dia especial, como a inauguração da empresa ou de uma unidade, mudanças de localização e identidade visual, lançamento de site, revista ou outro canal de comunicação da companhia. Por outro lado, se você atende outras empresas, num modelo de negócios B2B, vale enviar um presente especial como demonstração de apoio quando o seu cliente fizer algo de destaque. No final do ano, diversos estabelecimentos enviam brindes personalizados a todos que estiveram com eles naquele período, portanto, é hora de também obter essa visibilidade antes da concorrência. O varejo costuma enviar brindes aos consumidores no dia do aniversário deles. 
Pequenos presentes podem ser atrelados a grandes significados quando surpreendem o cliente, sem nenhuma data específica também. O potencial do inesperado deve ser aproveitado.

ESTIMULAR A VENDA

Numa ação promocional, o brinde pode influenciar na decisão do consumidor entre o seu produto e o concorrente. Num momento de indecisão, a possibilidade de ganhar um caderno, uma agenda ou um sketch book pode despertar o interesse de quem tem o poder de compra. Lembre-se que o cliente vai associar o presente à marca, portanto, não pode estar vencido ou ser facilmente quebrável.

GRATIDÃO

Após fechar o contrato, prestar um serviço ou fornecer um produto, é sempre importante manter o contato com o cliente para receber um feedback, demonstrar preocupação com a satisfação dele e manter as portas abertas para futuros negócios. Presentear o cliente é uma ótima forma de quebrar o gelo e, pode até mesmo servir como pretexto para uma visita.

O cliente ficou tão feliz que o indicou a alguém? Capriche no presente e demonstre gratidão dupla pela preferência dele pela marca e por essa oportunidade que ele lhe ofereceu.

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